Sejam benvindos ao Blog da disciplina de Biogeografia.

Professor responsável: Carlos Augusto Figueiredo (Núcleo de Gestão Ambiental . UNIRIO).

Dúvidas sobre a matéria também podem e devem ser trazidas a este espaço, através do email EVOBIOGEO@GMAIL.COM ou na lista de email EVOBIOGEO@GOOGLEGROUPS.COM

IMPORTANTE

Confiram o novo calendário no índice de aulas 2010. A prova final será dia 16 de julho!

Atenção! Você pode optar por fazer um trabalho individual que substitui a nota da segunda prova.
Lembre-se que na segunda prova constará toda a matéria da disciplina. Esta prova será com consulta e com duração de 4 horas.

domingo, julho 01, 2007

Gabarito da prova

UNIRIO, 29 de junho de 2007

Questões obrigatórias:

1 – O que é Biogeografia? Explique as duas principais correntes de pensamento.

Biogeografia é o estudo da distribuição geográfica dos seres vivos. Suas principais correntes de pensamento são a Biogeografia Histórica e a Biogeografia Ecológica.

A biogeografia histórica estuda como padrões de evolução e extinção dos organismos influencia na composição das biotas atuais e na distribuição de grupos particulares de organismos. Normalmente leva em conta escalas de tempo geológicas.

A biogeografia ecológica estuda quais parâmetros bióticos e abióticos limitam a distribuição dos seres vivos. Normalmente seu enfoque é dado para épocas recentes.

As duas correntes se complementam para o entendimento da distribuição geográfica dos organismos.


2 – Porque você acha importante o estudo da biogeografia no curso de Museologia?

Resposta livre, no entanto, a nota máxima foi dada apenas para os que incluíram dois fatores em sua resposta: a contextualização geográfica do objeto museológico de história natural; e a compreensão de como fatores geográficos influenciam no estabelecimento iniciativas de preservação do patrimônio natural.


Entre as questões abaixo escolha três para responder:

3 – Diferencie dispersão e vicariância

Dispersão é quando indivíduos de uma população de distribuição limitada por barreiras biogeográficas conseguem transpor essas barreiras e estabelecer novas colônias para além dos limites de sua distribuição original.

Vicariância é quando surge uma barreira biogeografica que separa a área de distribuição de uma população em duas ou mais, fazendo com que as populações resultantes tenham destinos evolutivos separados.


4 – Quais são os três fatores de maior influencia na composição da comunidade biológica de uma área?

Evolução, Extinção e Dispersão. As condições ambientais, sejam abióticas ou bióticas irão contribuir para o desenvolvimento desses três fatores.


5 – Como se pode explicar a ocorrência de táxons filogenéticamente relacionados (grupos-irmãos) em áreas disjuntas?

A distribuição de grupos irmãos em áreas disjuntas pode ser explicada por três fenômenos:

a) Eventos vicariantes separaram geograficamente os dois grupos;

b) Houve dispersão de longo alcance ou;

c) Extinção de representantes do mesmo grupo com distribuição intermediária.


6 – O que é um táxon monofilético?

Um táxon monofilético é composto por todos os descendentes de um mesmo ancestral. Isso é diferente de um grupo de táxons com um mesmo ancestral, visto que se faltam descendentes daquele ancestral o grupo deixa de ser monfilético e passa a ser parafilético ou polifilético.


7 – O que é nicho ecológico?

Nicho são as condições biológicas, fisiológica e geográficas fundamentais para a sobrevivência de uma espécie. Este conceito pode ainda ser subdividido em Nicho Fundamental e Nicho realizado.

Nicho fundamental, que é o espectro total de condições ambientais que possibilitam a vida de um organismo desde que ele não sofra interferência de outros seres vivos (por competição ou predação).

Nicho realizado é a porção do nicho fundamental que é realmente ocupada ou utilizada pelo organismo.


8 – Qual a origem e provável composição de biotas insulares? Cite os dois casos possíveis.

Os dois principais tipos de ilha em relação à composição de suas biotas são as ilhas continentais e as oceânicas.

A biota de ilhas continentais é uma amostra depauperada da biota continental. Sua composição é originalmente a mesma do continente ao qual esteve geológicamente ligada. No entanto processo de extinção são comuns uma vez que o isolamento e o tamanho reduzido, impede a manutanção de espécies que requerem grandes áreas de vida.

A biota de ilhas oceânicas é originária de processos de colonização através de dispersão, sendo incomum por exemplo a presença de mamíferos não voadores e comum a presença de plantas de ambientes pioneiros e animais de grande vagilidade (capacidade de dispersão).

Nenhum comentário:

Bibliografia

  • BROWN, J. H. & M. V. LOMOLINO, 2006. Biogeografia 2ªed. rev. e ampl 691p. FUNPEC, Ribeirão Preto.
  • COX, C. B. & P. D. MOORE, 2005. Biogeography - An Ecological and Evolutionary Approach. 7a. edição, Blackwell Publishing, Malden, MA, pp:428
  • FUTUYMA, D. 1998. Biologia Evolutiva, 3a edição, Sinauer Associates
  • PAPAVERO, N. & J. BALSA, 1986. Introdução histórica e epistemológica à biologia comparada, com especial referência à biogeografia. I – do Gênesis ao fim do Império Romano do Ocidente. Sociedade Brasileira de Zoologia, Belo Horizonte, MG. pp:168
  • PAPAVERO, N., D. M. TEIXEIRA & J. LLORENTE-BOUSQUETS. História da biogeografia no período pré-evolutivo. FAPESP/Plêiade, São Paulo, SP. pp:258

Professores

Prof. Carlos Figueiredo é o professor ministrante da disciplina neste semestre e é Zoologo, Ictiólogo e professor do Curso de Ciências Ambientais da UNIRIO. É também responsável pelas disciplinas de Gestão Ambiental, Perícia Ambiental e Certificação e Auditorias Ambientais.


Prof. Ricardo Campos da Paz irá complementar o curso com algumas palestras e aulas isoladas. Ricardo é Zoologo, Ictiólogo, especialista em peixes da Ordem Gymnotiformes e chefe do Laboratório de Ictiologia Neotropical (LABIN) na Escola de Ciências Biológicas da UNIRIO